O Diário de um Magro: Seculo do Progresso <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7177578\x26blogName\x3dO+Di%C3%A1rio+de+um+Magro\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://diariodeummagro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeummagro.blogspot.com/\x26vt\x3d-132548057293934911', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, junho 03, 2004

Seculo do Progresso

Já dizia o grande Noel Rosa:

"E no século do progresso
O revólver teve ingresso
Pra acabar com a valentia"

Ontem, estava eu na academia(sim, eu sou magro mas malho todos os dias) quando ouvi a segunte história:

"José, 1.90m de altura, 110kg de puro músculo, campeão carioca de levantamento de peso e terceiro lugar no brasileiro da mesma modalidade, era um famoso valentão do bairro, usava e abusava da sua força. Se metia em diversas confusões, dele e dos outros, botava as pessoas pra fora dos onibus, enfim, um legítimo representante da valentia.

Com isso, era de se esperar que José fizesse "alguns" inimigos. E foi justamente o que aconteceu. Um dia, um carro ficou rondando a casa de José, e este, um tanto preocupado, foi até o portão para trancá-lo. Quando o carro passou e viu que José estava no jardim, deu a volta, parou em frente a casa, e dele desceu um rapaz. José, com a sua habitual arrogância, perguntou - Qual foi? O que você quer? Como resposta, o rapaz sacou um revólver e deu um único tiro em José, apenas um. José faleceu desse tiro minutos depois."

Esta história, ocorrida a 3 anos, se aplicaria muito bem aos anos 20/30 quando Noel escreveu a música que dá título ao post. Mas o que me levou a escrever sobre isso, não foi o fim da valentia com o advento das armas de fogo. Ousando discordar de Noel, a valentia não acabou, ela foi "aprimorada" da força física ou habilidades em artes marciais, para as pistolas. O valentão de antigamente, que se valia da força bruta, hoje deu lugar ao valentão armado que se acha o homem mais poderoso do mundo quando está com uma arma na mão, mas que sem ela seria só mais um covarde qualquer.

Sem mais delongas, pois o post já está grande, eu queria traçar um paralelo para a coletividade de valentões que se formou nas grandes potências internacionais. O George Bush é o maior valentão da atualidade. Também, com um exército daquele, que gasta não sei quantos bilhões em armas é fácil invadir países por ai e querer bancar a polícia do mundo.

Acho que o post ficou um pouco confuso. Queria ter escrito mais, mas além de estar no trabalho eu penso nas pessoas que o lerão. Um abraço e até a próxima.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tudo bem, André? Bom, temos o Estatuto do Desarmamento agora. Só nos resta torcer para que seja eficaz...
Beijinho,
Vivi.

4:46 PM  
Blogger Art said...

Excelente post... fora os valentões....
hahahahaha

2:05 AM  

Postar um comentário

<< Home

|