O Diário de um Magro: Maledito DETRAN <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7177578\x26blogName\x3dO+Di%C3%A1rio+de+um+Magro\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://diariodeummagro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeummagro.blogspot.com/\x26vt\x3d-132548057293934911', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, abril 27, 2005

Maledito DETRAN

É chegada a hora de renovar minha carteira de motorista. Lá se vão cinco anos aterrorizando as ruas do Rio com as minhas barbeiragens. Depois de cinco anos eu ainda não aprendi a dirigir direito. Fazer baliza então, nem pensar, se não tiver uma vaga enorme, eu não estaciono. Ainda bem que eu tirei carteira depois de 1998, se não teria que fazer prova novamente e provavelmente ficaria reprovado. hehehehe

Mas vamos ao que interessa. Um dia fui ao centro do rio e aproveitei para ir ao DETRAN saber o que precisava para renovar minha carteira. Entrei numa salinha precisando de reformas, fui atendido por uma funcionária que me deu um papel escrito à caneta com as informações. Pensei - O DETRAN deve estar passando por dificuldades financeiras. Nem para imprimir ou xerocar um um papelzinho com as informações. Coitada da menina que fica o dia inteiro escrevendo. - Assim que eu bati os olhos nas informações pensei justamente o contrário. Vocês sabem quanto custa para renovar uma carteira de motorista?! R$70,38 pagos diretamente ao DETRAN e R$42,00 para o exame médico. Total de R$112,38 por um pedaço de papel verde com a sua foto.

O pior não é nem o valor em si. O pior disso tudo é a arrecadação de todas as renovações, 1ªs carteiras(que são mais caras), IPVAs, multas, etc que deve gerar uma receita absurda e você não vê esse dinheiro sendo aplicado nas ruas e nos próprios serviços que o DETRAN presta. Um amigo, morador do Flamengo, zona sul do Rio, foi fazer a sua vistoria em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Uma outra amiga, moradora de Laranjeiras, também Zona Sul do Rio, foi fazer vistoria em São Gonçalo, município que fica a uma hora do Rio. As ruas estão todas esburacadas, os prédios do DETRAN não tem estrutura nenhuma. O DETRAN do Rio nunca realizou concurso público!!! Todos os seus funcionários são terceirizados(leia-se apadrinhados) e são contratados e descontratados ao bel prazer dos dirigentes da instituição.

Para não falar só mal da instituição, até que foi rápida(também, com esse preço) a retirada da carteira. Paguei o DUDA e liguei para marcar na 4ª feira antes do feriado e 2ª já estava no DETRAN para entregar os documentos, tirar a foto e fazer o exame médico. Amanhã, já posso ir retirar a carteira nova, ou seja, em 4 dias úteis eu resolvi tudo. Quer dizer, isso se a carteira tiver pronta amanhã mesmo. Estou contando com a veracidade das informações me passadas pelo DETRAN. Sexta eu conto se consegui pegar mesmo a carteira.

Abraços a todos(as)

|