3 Histórias de Negros
1ª história: Estava passando de ônibus em frente a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tinham muitos estudantes no ponto, quase todos brancos e bem vestidos. Se aproximaram um policial e um reservista da paz¹. Qual a pessoa que eles cismaram de revistar? Um rapaz negro, o único mal vestido(não era mendigo, só estava com roupas velhas e uma pasta também velha na mão). Abriram a pasta dele e só tinha cadernos e livros lá dentro.
2ª história: Essa passou na TV durante a semana. Nos EUA, uma menina de 7 anos negra, fez birra na sala para duas professoras brancas. Estas deram queixa na polícia e dois policiais brancos foram até a casa de meina e a algemaram, isso mesmo: A L G E M A R A M uma garotinha de 7 anos. O que isso tem a ver com com a cor da menina? Ora, desacatar duas professoras brancas, ter 7 anos e ser algemada por policiais brancos, e ser negra num estado no sul dos EUA, acho que tudo.
3ª história: Também dos EUA, dessa vez do programa Os Vídeos mais Incríveis do Mundo. Um policial branco pára um homem negro. Quando se dirige a lateral do carro parado, é atingido por um carro que passava em alta velocidade pela estrada. Só restava ao negro parado socorrê-lo. Foi isso que ele fez. Acho que foi castigo, pois nós sabemos que não só nos EUA como aqui, a polícia adora parar os negros. Parece que ser negro é sinonimo de ser bandido.
Antes de terminar, só queria dizer que realmente a minha carteira de motorista estava pronta. Foi emitida no dia seguinte aos exames. O Detran realmente trabalhou rápido.
_____________________________________________________________
¹ Reservista da Paz: Rapazes de 18 anos dispensados do serviço militar obrigatório que são aproveitados pela PM do Rio para fazer o patrulhamento das ruas. Andam sempre sob a supervisão de um policial militar e desarmados.
<< Home