O Diário de um Magro: Empresa Jovem <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7177578\x26blogName\x3dO+Di%C3%A1rio+de+um+Magro\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://diariodeummagro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://diariodeummagro.blogspot.com/\x26vt\x3d-132548057293934911', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, novembro 23, 2004

Empresa Jovem

Antes de mais nada, agora escrevo também no Mesa do Bar, postarei amanhã no dia 24/11/2004. O endereço é http://mesadobar.blogspot.com. Agora sim vamos ao post de hoje:

Ontem fui fazer uma dinâmica de grupo para trainee de uma empresa. É a minha segunda dinâmica e foi praticamente igual a primeira. Tirando as atividades que pediram para os candidatos fazerem, todo o processo foi igualzinho.: 1º passaram um vídeo vendendo a empresa para nós, depois a gerente de RH vendeu a empresa para nós, depois as apresentações e por fim as atividades individuais e em grupo.

Foi impressionante como o vídeo desta empresa e da anterior a qual eu havia participado eram parecidos e os discursos das profissionais de RH também. Acho que deve haver um guru das dinâmicas de grupo ao qual todas as empresas seguem.

Sem entrar nos detalhes, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de ambas as empresas tentarem vender a imagem de serem empresas jovens, onde só trabalham jovens, como se o simples fato de ser jovem fosse suficiente para qualificar aqueles profissionais ou aquela empresa. Ora, acredito que os pais dos leitores desse blog têm mais de 50 anos e provavelmente ainda trabalham. Por um acaso eles são maus profissionais? Será que a nossa carreira será interrompida aos 40 anos por não sermos mais jovens? Eu acho que a resposta para ambas as perguntas é não.

O que qualifica um bom profissional não é a sua idade, mas sim as suas características psicológicas e (i)morais que o habilita para determinada área do conhecimento humano(não gosto da expressão mercado). A juventude, na minha opinião só serve como condição para trabalhos braçais, que exigem esforço físico, coisa que realmente a idade avançada não permite. Para trabalhos intelectuais, como o exercido nas duas empresas em questão, a idade pouco importa. Aliás são até melhores os profissionais mais maduros, pois estes são mais responsáveis e não perdem noites em baladas, que se refletem em dias de ressaca e consequente queda na produção.

Essa imagem de que só o jovem serve para teabalhar é uma coisa muito perigosa, pois ninguém é jovem para sempre. Um dia, todos envelhecem, a não ser que morra antes. Essa preocupação com a juventude pode trazer inúmeros transtornos psíquicos, pois as pessoas vivem lutando contra o tempo, recorrendo a plásticas e tratamentos para a juventude, mas não adianta, o tempo é impossível de ser contido. Outra coisa ruim, também é o chamado espírito jovem. O que seria isso? Um velho tirando onda de garotão e apesar de estar crente que está abafando, na verdade tá pagando um micaço? Deixe o espírito jovem para os jovens e na maturidade, viva-a com prazer. Todos nós seres humanos passamos por diversas fases e embora umas sejam melhores que outras, nós não podemos ficar arraigados o passado e deixar de viver o presente.

Crianças, vivam a infância! Adolescentes, vivam a adolescência! Jovens, vivam a juventude! Maduros, vivam a maturidade! Idosos, vivam a velhice! Todas elas são fases da vida e temos muito a contribuir com a sociedade em todas elas.

Abraços

|